segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

De que tenho saudades...

Tenho saudades de:
Andar de bicicleta até ao anoitecer, e só me lembrar de ir para casa quando a minha mãe se punha a gritar na janela para irmos jantar

Tenho saudadades de:
Fazer fogueiras com o meu irmão

Tenho saudades de:
Dizer que o despertador não tocou e assim escapar me da escola e passar o dia na "ronha" com a minha mãe

Tenho saudades de:
De brincar ás bonecas com o meu irmão, de montarmos as coisas todas e perdermo nos dias a fio, com historias fantasiadas

Tenho saudades de:
Brincar ao carnaval, com bombinhas, bisnagas e guerras de balões de água

Tenho saudades de:
Brincar com os meus sobrinhos mais velhos e eles olharem para mim como um exemplo, e eu não passar de uma miúda (ficava nas nuvens)

Tenho saudades de:
Sonhar sem me importar se seria possivél ou não realiza lo achando que todos os sonhos se realizam, (naquela altura que sonhamos ser médicos, ou veterinarios)

Tenho saudades de:
Agarrar na tesoura da cozinha e partir á aventura com o meu irmão e a minha prima M. para um matagal (que mais parecia a amazónia) e pensarmos que o iriamos limpar e construir uma cabana... (não conseguimos é verdade mas durante um verão inteiro achávámos que sim)

Tenho saudades de :
Descobrir os talões de natal, mesmo numa altura em que a minha mãe pensava que ainda acreditavamos no pai natal, e mesmo assim fazer a maior cara de espanto quando desembrulhávamos as prendas....

Tenho saudades de:
Chegar a sexta feira e dizer ás coleguinhas: -Bom fim de semana! Como se nos fossemos separar por uma eternidade

Tenho saudades:
Fazer as listas intermináveis de coisas que não nos podiamos esquecer de levar de férias de Verão. Eram as almofadas, os jogos, as barbies.... milhares de coisas!

Tenho saudades de:
Perguntar: -Falta muito pai, para chegarmos ao algarve? E ainda estarmos na ponte vinte cinco de abril...

Tenho saudades de:
Rir até não poder mais

Tenho saudades de:
Ouvir as historias da minha mãe e da sua vida glamorosa.... e boémia

Tenho saudades de:
Jantar á meia noite, porque a minha mãe não tinha grande noção do tempo.... eheheh

Tenho saudades de:
Comer croquetes feitos pela minha mãe (as famosas bolinhas)

Tenho saudades de:

Dizer á minha mãe para não deixar sair as minhas irmãs á noite, porque estava frio e escuro (elas ainda não me perdoaram ehehehe)

Tenho saudades de:
Chegar a casa e ter o pijama enrolado na borracha de água quente, porque a minha velha sabia que eu chegava tarde de trabalhar e fazia me esse mimo....

Tenho saudades de :
Dizer: Mãe embora ao chinês?

Tenho saudades de:
Ficar a brincar no mar com o meu irmão até ficarmos roxos...

Tenho saudades de:
Dar amonas e de receber eheheheh

Tenho saudades de:
Dormir com o meu irmão...

Tenho saudades:
Do cheiro do pão acabado de fazer no colégio...

Tenho saudades.
Da farda da escola....


Tenho saudades....



Sobre a saudade, podemos encontrar definições como "Sentimento mais ou menos melancólico de ausência, ligado pela memória à situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável"; ou "Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distante ou extinta. Pesar pela ausência de alguém que nos é querido". Como sinônimos, encontramos Lembrança e Nostalgia. Na gramática Saudade é substantivo abstrato, tão abstrato que só existe na língua portuguesa. Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir-lhe um significado preciso: Te extraño (castelhano), J'ai regret (francês) e Ich vermisse dish (alemão). No idioma inglês encontramos várias tentativas: homesickness (equivalente a saudade de casa ou do país), longing e to miss (sentir falta de uma pessoa), e nostalgia (nostalgia do passado, da infância). Mas todas essas expressões estrangeiras não definem o que sentimos. São apenas tentativas de determinar esse sentimento que nós mesmos não sabemos exatamente o que é. Não é só um obstáculo ou uma incompatibilidade da linguagem, mas é principalmente uma característica cultural daqueles que falam a língua portuguesa.
Saudade não tem cor, mas pode ter cheiro. Não podemos ver nem tocar, mas sabemos o quanto é grande. Pode ser o sentimento que alimenta um relacionamento amoroso ou apenas o que sobra dele. Pode ser uma ausência suave ou um tipo de solidão. Pode ser uma recordação daquele momento e daquela pessoa, que um dia, mesmo sabendo ser impossível, ousamos querer reviver e rever. É a dor de quem encontrou e nunca mais encontrará, de quem sentiu e nunca mais voltará a sentir. A saudade combina se com outros sentimentos e procria-se. Saudade é uma só, em diferentes palavras.

Sem comentários: